Este é o Blog do Professor Oto. Todo conteúdo aqui publicado está disponível, caso seja do seu interesse. Gostaria de sua crítica ou sugestão para melhorá-lo. Obrigado







PROFISSÃO PROFESSOR

PROFISSÃO PROFESSOR
Sala de aula

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ATIVIDADES TIRADAS DO BLOG DESMONTANDO TEXTO, DA PROF. MARA VIRGÍNIA

Língua

Gosto de sentir a minha lígua roçar
A língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar
A criar confusões de prosódias
E uma profusão de paródias
Que encurtem dores
E furtem cores como camaleões
Gosto do Pessoa na pessoa
Da rosa no Rosa
E sei que a poesias está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade (...)
(Caetano Veloso)

Mostrando postagens mais recentes com o marcador orações coordenadas. Mostrar postagens mais antigas
Mostrando postagens mais recentes com o marcador orações coordenadas. Mostrar postagens mais antigas
sexta-feira, 12 de agosto de 2011



1. Leia a tirinha.
2. Nos quadrinhos temos orações simples e compostas. Identifique-as.
3. Em: Eu obedeço a lei, mas meu espírito não. As orações podem ser classificadas como:
( ) coordenada ( ) subordinada

4. Identifique a conjunção do período no quadrinho 2 e classifique-a.
5. Retire os verbos e classifique-os em: regular ou irregular.



Marcadores: orações coordenadas, Período simples, Verbo



1 Leia a tirinha e responda:
a)Quantos períodos tem no segundo quadrinho?

b) Podemos dizer que os períodos são simples ou compostos? Justifique sua resposta.

c)Pode-se classificar a fala de Cebolinha no 3 quadrinho como período composto? Justifique sua resposta.

d) Qual o tipo textual predominante na tirinha?

e) Faça a correção ortográfica da fala do Cebolinha, depois classifique as orações em coordenadas ou subordinadas.

Postado por Mara Virginia às Sexta-feira, Agosto 12, 2011 2 comentários
quinta-feira, 21 de julho de 2011


EXERCÍCIOS

1. Sublinhe os verbos e classifique os períodos em simples ou compostos.

a. Amanheceu. Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhávamos na areia. A brisa do mar ainda era fria quando acordamos do sonho.
b. Lenon casou-se pela segunda vez. Ela era japonesa, inteligente, artista plástica e vivia nos Estados Unidos.

2. Transforme os períodos simples em períodos compostos, acrescentando as conjunções coordenativas adequadas. Depois, classifique as orações.

a. Vinícius de Moraes já morreu. Não morreram seus poemas e músicas. Sua criação artística e eterna.
b. Faltava dinheiro para o lazer. O jeito era participar da pelada aos domingos.
c. Observei o comentário do diretor. Percebi o meu engano.
d. Olhou-me duramente. Foi-se embora.
e. O marceneiro chegou. Começou o serviço.

3. Classifique as orações coordenadas grifadas nas frases abaixo:

a) Ele estudou o ano inteiro para o vestibular, logo conseguiu entrar na tão sonhada faculdade.
b) Não deixe de estudar, pois amanhã haverá prova.
c) Fale depressa que eu preciso ir embora.
d) A desintegração do núcleo libera o calor; logo fornece energia.
e) Ou você me conta a verdade, ou sai daqui.
f) Terminou toda a obrigação; portanto pôde sair.
g) Queriam caminhar muito; contudo não tiveram forças.
h) Sempre foi atenta às aulas, mas nunca gostou da matéria.
i) Foram ao shopping; nada compraram.
j) Netuno é deus do mar, mas Baco tem afogado muita gente.
l) A árvore devia estar meio podre; o vento a derrubou, pois.
m) Pensou em mim; esqueceu-se de si mesmo.
n) Não era uma beldade; contudo impunha-se pela sua simpatia.
o) Ela não estaria morrendo nem de frio, nem de fome.
p) O governo aumentará o preço do álcool e imporá novas medidas de racionamento de combustível.
q) O governo precisa fazer a economia crescer; deve, pois, estimular o consumo.


GABARITO

1. Sublinhe os verbos e classifique os períodos em simples ou compostos.

a. Amanheceu. (Período simples)
Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhávamos na areia. (Período composto)
A brisa do mar ainda era fria quando acordamos do sonho. (Período composto)

b. Lenon casou-se pela segunda vez. (Período simples)
Ela era japonesa, inteligente, artista plástica e vivia nos Estados Unidos. (Período composto)

2. Transforme os períodos simples em períodos compostos, acrescentando as conjunções coordenativas adequadas. Depois, classifique as orações.

a. Vinícius de Moraes já morreu, (oração coord.assindética)
mas não morreram seus poemas e músicas, (or. coord. sindética adversativa)
pois sua criação artística é eterna. (or. coord. sindética explicativa)

b. Faltava dinheiro para o lazer, (oração coord.assindética)
portanto o jeito era participar da pelada aos domingos. (or. coord. sindética conclusiva)

c. Observei o comentário do diretor. (oração coord.assindética)
por isso percebi o meu engano. (or. coord. sindética conclusiva)

d. Olhou-me duramente (oração coord.assindética)
e foi-se embora. (or. coord. sindética aditiva)

e. O marceneiro chegou (oração coord.assindética)
e começou o serviço. (or. coord. sindética aditiva)

3. Classifique as orações coordenadas grifadas nas frases abaixo:

Observação: Todas as orações que não estão em negrito são assindéticas.

a) Ele estudou o ano inteiro para o vestibular, logo conseguiu entrar na tão sonhada faculdade. (or. coord. sindética conclusiva)
b) Não deixe de estudar, pois amanhã haverá prova. (or. coord. sindética explicativa)
c) Fale depressa que eu preciso ir embora. (or. coord. sindética explicativa)
d) A desintegração do núcleo libera o calor; logo fornece energia. (or. coord. sindética conclusiva)
e) Ou você me conta a verdade / ou sai daqui. (or. coord. sindética alternativa)
f) Terminou toda a obrigação; portanto pôde sair. (or. coord. sindética conclusiva)
g) Queriam caminhar muito; contudo não tiveram forças. (or. coord. sindética adversativa)
h) Sempre foi atenta às aulas, mas nunca gostou da matéria. (or. coord. sindética adversativa)
i) Foram ao shopping; nada compraram. (oração coord. assindética)
j) Netuno é deus do mar, mas Baco tem afogado muita gente. (or. coord. sindética adversativa)
l) A árvore devia estar meio podre; o vento a derrubou, pois. (or. coord. sindética conclusiva)
m) Pensou em mim; esqueceu-se de si mesmo. (oração coord.assindética)
n) Não era uma beldade; contudo impunha-se pela sua simpatia. (or. coord. sindética adversativa)
o) Ela não estaria morrendo nem de frio, nem de fome. (or. coord. sindética aditiva)
p) O governo aumentará o preço do álcool e imporá novas medidas de racionamento de combustível. (or. coord. sindética aditiva)
q) O governo precisa fazer a economia crescer; deve, pois, estimular o consumo. (or. coord. sindética conclusiva)

Fonte: INTERNET
Postado por Mara Virginia às Quinta-feira, Julho 21, 2011 0 comentários
domingo, 20 de fevereiro de 2011


1. Leia os versos:

" Meu sertão continua ao deus-dará
Mas se existe Jesus no firmamento
Cá na terra isto tem que se acabar"
( Gilberto Gil)

a) Que tipo de relação é estabelecida pela conjunção mas?

b) Que outra conjunção poderia ocupar o lugar de mas sem alterar o sentido do texto?

2. Nas questões que seguem, ocorrem duas frases isoladas. Estabeleça entre elas uma relação de coordenação, indicando o tipo de relação. Faça as modificações que julgar necessárias.
a) Ele prometeu um vestido para maria. Ele não cumpriu a promessa.

b) As pessoas acompanham a procissão. As pessoas acreditam nas coisas lá do céu.

c) Vá na frente. Irei depois.

d) Preste atenção. Trata-se de um assunto muito importante.

3. A seguir temos pequenos textos cujos elementos de conexão entre as orações coordenadas foram suprimidos. Sua tarefa será organizá-los, restabelecendo as relações de coordenação.

a) O trânsito estava caótico. / Ninguém chegou atrasado à reunião.

b) Por favor, devolva-me o livro. / Estou precisando dele.

c) " Há muitos tipos de colírios destinados ao tratamento de diferentes doenças dos olhos. Os olhos são órgãos de muita sensibilidade. O uso de qualquer tipo de colírio, sem orientação e controle médico, poderá causar mais problemas do que resultados positivos." ( Manual da boa visão)

d) " Nunca me esqueço de um consórcio de moto que eu fiz quando tinha 17 anos. Estava começando a ganhar dinehiro. Acabei gastando mais do que podia. A cada mês o valor aumentava. fui sorteada. Tirei a moto. As parcelas nunca mais acabavam. Hoje os consórcios podem ter mudado. Eu nunca mais fiz um." ( Meu dinheiro, maio 2001. p.11)

In: Projeto radix - Ernani e Floriana p. 45
Postado por Mara Virginia às Domingo, Fevereiro 20, 2011 1 comentários
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009


Atividade de Recuperação- Língua Portuguesa – 8ª série Mara Virginia
1. Construa orações coordenadas usando a conjunção coordenativa POIS:
a) Conclusiva: _________________________________________________________
b) Explicativa: _________________________________________________________
2. Como a mãe não se voltasse para vê-lo, deu uma corridinha em direção de seu quarto." O fragmento só não apresenta:
( ) Oração adverbial causal
( ) Oração subordinada concessiva
( ) Oração adverbial final
3. Assinale a seqüência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido:
a. Correu demais, _______ caiu.
b. Dormiu mal, _______ os sonhos não o deixaram em p az.
c. A matéria perece, _______ a alma é imortal.
d. Leu o livro, _______ é capaz de descrever as personagens com detalhes.
e. Guarde seus pertences, _______ podem servir mais tarde.
( ) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
( ) por isso, porque, mas, portanto, que
( ) logo, porém, pois, porque, mas.
4. Há um período composto por coordenação e subordinação em:
( ) O médico pegou a maleta, montou a cavalo e partiu a todo galope para a colônia.
( ) O homem ergueu-se, caminhou para a porta da cozinha, abriu-a de par em par e respirou profundamente o ar frio da manhã.
( ) Os sinos romperam alegres, andorinhas fugiam loucas, o próprio vento virava e revirava as folhas que se desprendiam das árvores
5.Assinale a alternativa que expressa corretamente a ideia da oração destacada no período. Os pais incentivam os filhos; esses, contudo, não conseguiram enfrentar o problema.
( ) explicação ( ) proposição ( ) conclusão ( ) oposição
6. Identifique as orações subordinadas adverbiais causais e as coordenadas sindéticas explicativas:
a) Por que fazia calor, ninguém quis toma café ________________________________
b) Não vá de moto, porque a estada é perigosa._________________________________
c) Carlos não gostou do livro porque não o entendeu.____________________________
d) Espere um pouco, porque quero falar com você. _____________________________
e) Ela está chorando porque brigou com o namorado.____________________________
7. Classifique as orações subordinadas adverbiais:
a) Tudo aconteceu conforme havíamos previsto. _______________________________
b) O seu carro é melhor que o meu. _________________________________________
c) o leão atacou o domador, uma vez que estava com fome._______________________
d) Nunca enfrentamos uma situação tão embaraçosa como esta.____________________
e) Perdeu o emprego porque faltava demais.___________________________________
f) Segundo disseram os médicos, o pior já passou. _____________________________
g) Milena vai participar do show como foi combinado. __________________________
h) Se ela telefonar conte-lhe o sucedido.______________________________________
Postado por Mara Virginia às Segunda-feira, Dezembro 14, 2009 0 comentários
terça-feira, 30 de junho de 2009


Atividade de Revisão
Em qual alternativa a oração destacada é coordenada conclusiva?
a) Roberto Carlos não só canta mas também compõe.
b) Cumprimente-o, pois hoje é seu aniversario.
c) Não tinha mais nenhuma chance com o ex-namorado, portanto desistiu de procurá-lo. d) O candidato estava preparado, entretanto não foi classificado.
2. As orações coordenadas podem ser sindéticas ou assindéticas. Agora leia as orações:
I. Não assisto TV, pois prefiro uma boa leitura.
II. Adoro você e sempre vou adorar, porém não me engane.
III. Fique comigo ou com o mundo.
De acordo com as orações acima, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas que seguem. Você é capaz!
( ) No período I há duas orações coordenadas sindéticas.
( ) Os três períodos possuem, cada, somente uma oração coordenada assindética.
( ) No período II há uma oração coordenada sindética aditiva e outra adversativa.
3. Vimos em sala que as orações coordenadas são aquelas que não dependem umas das outras e que se classificam em assindéticas e sindéticas. Diante dessa informação, leia o período abaixo e marque o item que classifica corretamente as orações na respectiva seqüência em que elas se encontram.
“Teresa gostava de Simão, mas seus pais eram contra, pois as famílias eram inimigas.”
a)Assindética — Sindética Explicativa — Sindética Adversativa.
b)Sindética Adversativa — Assindética — Sindética Alternativa.
c)Assindética — Sindética Adversativa — Sindética Explicativa.
d)Sindética Conclusiva — Sindética Aditiva — Assindética.
e)Sindética Aditiva — Assindética — Sindética Explicativa.
4. “Mãe, Marcos César é um rapaz maravilhoso, porém não quero ficar com ele”. A oração destacada classifica-se em:
a)Aditiva. b)Alternativa. c )Adversativa. d)Conclusiva. e)Explicativa.
5. Classifique as orações destacadas de acordo com o código abaixo:
I Sindética aditiva. II. Sindética adversativa. III. Sindética explicativa.
IV.Sindética conclusiva. V.Sindética alternativa.
( ) As ruas estavam molhadas, porque choveu à noite.
( ) José entendeu os testes, portanto pode fazer as provas.
( ) O filho chegou, mas a mãe não notou.
6. A vida transcorre entre o sucesso e o insucesso. É importante, ------------, que o adolescente enfrente adversidades, fracassos e frustrações para que possa, segundo a canção popular, “sacudir a poeira e dar a volta por cima”. A conjunção que introduz uma idéia de conclusão é :
a) porquanto b) porém c) pois d) contudo e) conquanto
7. “Os pais incentivaram os filhos para a leitura; estes, contudo, pouco leram.” A conjunção expressa idéia de:
a) conclusão b) oposição c) alternância d) adição e) explicação

Postado por Mara Virginia às Terça-feira, Junho 30, 2009 8 comentários
sábado, 27 de junho de 2009



Colégio Est. Gov. Luiz Viana Filho 8ª série Turma___ Português
Profª. Mara Virginia Aluno(a) _____________________________________________
Avaliação Parcial I Unidade Peso (6,0)

A Raposa e as uvas

Uma raposa estava com muita fome. Foi quando viu uma parreira cheia de lindos cachos de uva. Imediatamente começou a dar pulos para ver se pegava as uvas. Mas a latada era muito alta e, por mais que pulasse, a raposa não as alcançava.
- Estão verdes – disse, com ar de desprezo.
E já ia seguindo o seu caminho, quando ouviu um pequeno ruído.
Pensando que era uma uva caindo, deu um pulo para abocanhá-la. Era apenas uma folha e a raposa foi-se embora, olhando disfarçadamente para os lados. Precisava ter certeza de que ninguém percebera que queria as uvas.
Também é assim com as pessoas: quando não podem ter o que desejam, fingem que não o desejam.
(12 fábulas de Esopo. 0. Por Fernanda Lopes de Almeida. São Paulo. Ática, 1994)

Latada: grade de varas ou canos para sustentar plantas.

Parte I – Compreensão do Texto:
1. Na fábula, a raposa, com fome, vê “lindos cachos de uva”. Se os cachos eram lindos, por que, então, a raposa diz que estavam verdes?(0,5)

2. A raposa, não alcança as uvas, vai embora. Que fato posterior a esse comprova que a raposa mentia ao dizer que as uvas estavam verdes?(0,5)

3. Identifique no texto o parágrafo que contém a moral da fábula de Esopo.(0,5)


4. Qual das frases abaixo traduz a idéia principal da fábula de Esopo?(0,5)
a) Quem não tem, despreza o que deseja.
b) A mentira tem pernas curtas.
c) Quem não tem o que deseja, sente inveja dos outros.

Parte II – Gramatical

1. Assinale a alternativa correta: (0,5)
a) Os pais incentivaram os filhos; esses, contudo não conseguiram enfrentar o problema. A idéia apresenta expressa:
( ) explicação ( ) conclusão ( ) oposição ( ) proporção

b) A oração coordenada sindética explicativa é:
( ) Ele trabalha muito, mas produz pouco.
( ) Apronte-se logo, que estamos em cima da hora.
( ) Aqueles dois ora entra, ora sai. Não tem sossego.
( ) A torcida incentivou, mas eles não ganharam o jogo.

2. Retire do texto um período simples e um período composto: (0,5)
Período simples ________________________________________________

Período composto ________________________________________________

3. Assinale a alternativa em que o conetivo “e” é uma conjunção aditiva.(05)

a)Ligou a TV para combater a insônia e dormiu.
b)Ele saiu com destino ao cinema e, encontrando Laura, foi passear no shopping.
c)Apanhou muito e não chorou.
d)Estudou inglês por mais de cinco anos e deconhece a palavra dumping.
e)O telefone tocou e, do outro lado da linha, só havia silêncio.

4. As orações coordenadas podem ser sindéticas ou assindéticas. Agora leia as orações: (0,5)
I. Não assisto TV, pois prefiro uma boa leitura.
II. Adoro você e sempre vou adorar, porém não me engane.
III. Fique comigo ou com o mundo.
De acordo com as orações acima, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas que seguem. Você é capaz!
( ) No período I há duas orações coordenadas sindéticas.
( ) Os três períodos possuem, cada, somente uma oração coordenada assindética.
( ) No período II há uma oração coordenada sindética aditiva e outra adversativa.

5.. Conclua a construção dos períodos com os tipos de orações indicados.(1,0)
a. Meu pai achava que eu devia ter uma profissão. (coordenada sindética adversativa)

b. Você pode ser uma Mariazinha ( coordenada sindética alternativa)


c. A mulher vai se tornar almirante da Marinha (coordenada sindética aditiva)


d. As Forças Armadas já admitem mulheres (coordenada sindética conclusiva)

e. O homem fala em proteger o planeta. (coordenada sindética explicativa)
6. Sublinhe a oração coordenada e classifique-a.(1,0)
a. Tito está tentando pedir algo emprestado, mas não o deixem entrar.
b. Se perdi pêlo esta tarde, mas tive uma tarde ocupada.
c. O homem deve procurar não só o desenvolvimento, mas também preocupar-se em não exaurir a natureza.

d. O homem admira a natureza, mas nem sempre a preserva.
e. Ou cuidamos das plantas ou estamos com os dias contados.


Boa Sorte!
Postado por Mara Virginia às Sábado, Junho 27, 2009 0 comentários
quinta-feira, 25 de junho de 2009


Colégio Est. Gov. Luiz Viana Filho 8ª série Português
Profª. Mara Virginia Aluno(a) ________________________
1. classifique os períodos em composto por coordenação ou composto por subordinação.
a) A Marinha abriu inscrições para mulheres que desejam seguir a carreira militar.
b) Maria é a mulher que merece viver.
c) Embora não tenha sido criada para isso, Maria realizou o seu desejo.
d)”Continuou a pedir dinheiro a ele e a reclamar da dependência da mulher.”
2.. Faça a correspondência entre as conjunções coordenativas e as ideias que expressam.
(a) aditivas ( ) contraste, oposição ( ) ou... ou, ora... ora...
(b) adversativas ( ) conclusão ( ) pois, que, porque...
(c) alternativa ( ) adição, soma ( ) mas, porém, contudo ...
(d) conclusiva ( ) motivo, explicação ( ) e, nem, não só... mas também
(e) explicativa ( ) alternância ( ) logo, pois, por isso...
2. Ligue as duas orações com uma conjunção aditiva, observando a idéia de soma.
a) Vou me vestir. Vou sair com meu namorado.
b) O ator virou-se para a platéia. Agradeceu.
c) A cada dia fica mais alegre. Sorria com mais felicidade
d) Não descansava. Não deixava os outros descansarem.
Postado por Mara Virginia às Quinta-feira, Junho 25, 2009 0 comentários
quinta-feira, 18 de junho de 2009


Postado por Mara Virginia às Quinta-feira, Junho 18, 2009 0 comentários
terça-feira, 9 de junho de 2009


Orações coordenadas – atividades - Revisão
1) A vida transcorre entre o sucesso e o insucesso. É importante, ------------, que o adolescente enfrente adversidades, fracassos e frustrtações para que possa, segundo a canção popular, “sacudir a poeira e dar a volta por cima”. A conjunção que introduz uma idéia de conclusão é :
a) porquanto b) porém c) pois d) contudo e) conquanto
2) O desemprego é um problema coletivo, --------------- destrói as expectativas da população; faz-se, ---------------- , necessária uma nova política de emprego --------------- as tensões sociais sejam diminuídas.
a) porque – logo – se b) e – portanto – enquanto c) à medida que – por conseguinte – desde que d) pois – por isso – para que e) visto que – contudo – a fim de que
3)Assinale a alternativa em que não se altera o sentido da oração destacada em: “Cinco bombas foram lançadas ontem contra a embaixada da China na capital peruana, MAS SÓ CAUSARAM DANOS NO INTERIOR DO IMÓVEL.”
a) porque só causaram danos no interior do imóvel.
b) de sorte que só causaram danos no interior do imóvel.
c) quando só causaram danos no interior do imóvel.
d) portanto só causaram danos no interior do imóvel.
e) todavia só causaram danos no interior do imóvel.
4) Observe a frase abaixo.
“Foi um belo jogo. Todo o time se esforçou ao máximo. O juiz não teve boa atuação.”
Se construirmos um período complexo a partir dos três períodos simples, mantida a ordem de apresentação, podem aparecer como conectivos:
a)onde – pois b)pois – em que c)em que – embora d)de que – mas e)mas – onde
5) “Os pais incentivaram os filhos para a leitura; estes, contudo, pouco leram.” A conjunção expressa idéia de:
a) conclusão b) oposição c) alternância d) adição e) explicação
6) O período em que o conetivo estabelece uma relação de idéias diferente das demais é:
a) O registro verbal de cultura está no livro, portanto ele é um instrumento básico na educação.
b) O livro fixa o patrimônio histórico, cultural e científico da humanidade, logo ele é um instrumento básico na educação.
c) Todos devem ter acesso ao livro, pois ele é um instrumento básico na educação.
d) O livro propicia acesso aos bens culturais, por isso ele é um instrumento básico na educação.
e) A aquisição de novos conhecimentos é proporcionada pelo livro, por conseguinte ele é um instrumento básico na educação.
7) A conjunção portanto pode preencher adequadamente a lacuna nos seguintes períodos, exceto o da alternativa:
a)A universidade forma profissionais; ela presta, --------------- , um serviço à sociedade.
b)Os egressos da universidade possuem uma formação aprimorada; podem implementar, ------------- , as soluções exigidas pela sociedade.
c)A universidade não é uma agência prestadora de serviços, ----------------- não deve resolver os problemas sociais como instituição.
d)A universidade resolve os problemas da sociedade a longo prazo, ------------- forma homens capazes desta tarefa.
e)Existe uma crise na civilização hodierna, -------------- indivíduos e agrupamentos sociais encontram-se perplexos, frustrados e angustiados.
8) A lacuna que pode ser preenchida por “de modo que” é a da alternativa:
a)As brincadeiras de mau gosto devem ser evitadas ------------- perturbam o relacionamento entre os estudantes.
b)Os calouros temem os primeiros dias na universidade ------------ devam ser de grande alegria.
c)Trotes inteligentes e culturais podem ser buscados -------------- os veteranos têm um bom nível de instrução.
d)Alguns trotes são destituídos de violência -------------- são bem recebidos pelos calouros.
e)Os trotes podem ser um momento de confraternização ------------- sejam bem escolhidos.
9) Acompanhar as mudanças ocorrentes no mercado não basta, POIS ; nós precisamos nos adiantar aos acontecimentos e identificar novas oportunidades de marketing, o que nem sempre é facilmente visível.
Com relação à palavra destacada acima, é correto afirmar que:
a)é uma conjunção conclusiva, pois exprime idéia de conclusão.
b)é uma conjunção explicativa, pois exprime idéia de explicação, justificação.
c)é uma conjunção causal , pois exprime idéia de causa.
d)é uma conjunção adversativa, pois exprime idéia de oposição.
e)é uma conjunção aditiva, pois exprime uma idéia de adição.
10) Indique a alternativa que não apresenta problemas de coesão por causa do mau uso dos articuladores oracionais(nexos):
a)O diploma não é mais uma garantia de espaço no mercado de trabalho, todavia continuará sendo uma das muitas exigências.
b)Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola com fome, onde ocorre o grande número de desistências.
c)O sonho é essencial para nossas vidas, portanto, sem o sonho não conseguiríamos lutar concretamente por um mundo melhor.
d)Talvez o jovem até entenda o mundo, pois não sabe explicar aos velhos a maneira como o entende .
e)Era orgulhoso; contudo, não aceitou a crítica.
11) Assinale a alternativa em que o conetivo “e” não possa ser interpretado com valor adversativo:
a)Ligou a TV para combater a insônia e dormiu.
b)Ele saiu com destino ao cinema e, encontrando Laura, foi passear no shopping.
c)Apanhou muito e não chorou.
d)Estudou inglês por mais de cinco anos e deconhece a palavra dumping.
e)O telefone tocou e, do outro lado da linha, só havia silêncio.
12) Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe imaculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não.
Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.
No período acima, "porque" e "mas" introduzem, respectivamente, as idéias de :
a) causa e explicação
b) explicação e adição
c) causa e oposição
d) oposição e conseqüência
e) causa e conseqüência

Nenhum comentário:

Postar um comentário